NORMATIVA - I SIMPÓSIO REGIONAL DE LITERATURA E ARTES DA AGL


Definição e objetivos gerais

O Simpósio Regional de Literatura e Artes da AGL, criada pela Academia Gurupiense de Letras é o Foro competente para discutir e avaliar as questões da literatura local e regional; planejar e estabelecer metas para sua revitalização impedindo que atinja o estado de inanição mortífera, evidenciado por uma clarividente realidade contextual em curso.

Objetivos específicos

Fazer do Símposio, o foro próprio de discussões e manifestações de resgate dos valores transcendentais da literatura em seu sentido amplo ultrapassando fronteiras e reduzindo obstáculos ao seu desenvolvimento prático e efetivo de combate às suas adversidades tendentes ao esvaziamento utilitário desse bem milenar ofuscado pela indiferença estatal e social equivocada ou maldosa.
O Simpósio Regional de Literatura funcionará como trincheira e palco de preservação e resgate desse bem sem fronteiras de formação social, educacional e profissional ignorado até pelos seus beneficiários que dele se serviram para aniquilá-lo ou pelo menos diluí-lo até sua completa inanição, substituindo-o por mecanismos de eficácia e qualidade manifesta e comprovadamente inferiores.
Contra o que, é tarefa e missão dos seus sacerdócios e sacerdotisas saírem de suas zonas de confortos, da inércia e covardia e partirem para o combate contra os seus assassinos pelo desuso continuado da escrita e da leitura com vistas à perpetuação do analfabetismo conveniente aos agentes do Estado.
A escrita, a leitura e o aprendizado sadios positivos milenares não podem e não devem jamais ser substituídos por produtos, sistemas ou modelos comprovadamente ineficazes do ponto de vista comparativo entre o tradicional milenar e o novo desmaterializado de substância e consistência assecuratórios de conhecimento e formação intelectual perenes.

Persecução dos resultados

A curto prazo: atacar as raízes da questão realizando atividades literárias diversificadas em espaço de tempo entre uma e outra envolvendo de forma sutil sempre novas pessoas independentemente de suas faixas etárias com programas agradáveis e atraentes que permitam prazer e desejo de participação mais ativa e frequente, evitando eventos duradouros e cansativos, sempre que possível aproximando pessoas de outros setores da cultura e classes sociais.

A médio prazo: construção de ambiente confiável para pessoas das diversas classes sociais, sexos, segmentos religiosos e faixas etárias, de sorte que aos poucos possa se ter mais e mais simpatizantes envolvidos engrossando e defendendo a bandeira da literatura e de outros setores culturais.

A longo prazo: o enraizamento do sentimento artístico de ler, escrever e fomentar estas e outras práticas lítero-culturais resgatando esses valores e consolidando o que jamais poderia haver perdido essência no contexto da humanidade e coletividade educacional que pontualmente foram distanciando até o quase completo divórcio, sustentado por uma minoria de apaixonados pelas artes produtivas do livro, da leitura e da escrita no sentido amplo.

AGL e o Simpósio

Alicerçada nessas premissas, esta Academia procura resgatar os valores literários envolvendo a coletividade mediante sua participação nos eventos, algo que vem apresentando resultados positivos consideráveis e reconhecimento da população com reflexos além das fronteiras do município e até, do Estado.
O Simpósio será o palco doutrinador dessas manifestações, onde os participantes defenderão o reencontro da sociedade com os valores transcendentais das artes literárias diluídas por quem jamais poderia haver-se divorciado ou permitido o distanciamento paulatino da classe estudantil dos diversos degraus educacionais.
Este é o grito de guerra da AGL, num gesto de resistência aos massacres impostos à literatura e outras manifestações culturais, com ressalvas às promíscuas em que se investem cifras financeiras consideráveis com o animus implícito “voto” e/ou, compensação propímicas, cultura e prática endêmicas arraigadas nos meios público-privados brasileiros moralmente regressivos e agressivos aos valores nobres da Pátria, da humanidade e da cristandade.

Elementos Constitutivos

1.     palestras sobre temas previamente definidos pela Diretoria Executiva da AGL e, ciência dos palestrantes.
2.     debates de temas inerentes aos desafios das artes literárias, podendo, se, conveniente, cumular com outras manifestações.
2.1.          lançamento coletivo e individual de títulos;
2.2.          condecorações a personagens previamente escolhidas pela Diretoria Executiva da AGL;
2.3.          cafés com Letras e festivais;
2.4.          posses de novos membros efetivos e/ou correspondentes da Academia;
2.5.          saraus literários e outras atividades compatíveis com as funções da AGL.

Intervalo entre as edições de Conferências, Simpósios e Seminários

Ordinariamente, de no mínimo dois anos; excepcionalmente, de um ano, o que não significa ser obrigatoriamente bienal, está condicionado às circunstâncias momentâneas da literatura e possibilidades da Academia.
Esta Normativa está sujeita a alterações com vistas ao seu aperfeiçoamento, sempre que as circunstâncias o exigirem.

Gurupi/TO, 14 de setembro de 2017


Prof. José Maciel de Brito                                                        Adônis Delano
            Presidente                                                                          Secretário


Nenhum comentário:

Postar um comentário